As mamadeiras e suas complicações

Engraçado como eu não pensava em mamadeiras quando estava grávida. Pensava em fraldas, em bichinhos de pelúcia, em mijões, cueiros.....Eu imaginava que minha filha que estava para chegar não usaria mamadeiras antes dos seis meses, modéstia parte eu sempre tive seios fartos...achava que tê-los fartos era garantia de leite em abundância. 

Foi minha mãe quem primeiro me perguntou se já tinha comprado mamadeiras para Gabrielle. Eu disse que não e enumerei vários benefícios de amamentar bebês até os seis meses...Todo aquele discurso bastante ensaiado e repetido a exaustão na mídia (por bons motivos, claro). Dai minha mãe simplesmente disse que eu comprasse apenas um kit de mamadeiras, por precaução.
Escolhi um Kit de mamadeiras com desenhos cor de rosa, ele continha mamadeiras de 60, 150 e 240 ml. Comprei no supermercado mesmo, nas lojas especializadas o mesmo kit sai 50% mais caro! (ainda vou fazer um post sobre o que comprar em lojas especializadas) Ainda no caixa antes de passar eu pensei em desistir, afinal não fazia sentido comprar mamadeira se eu DESEJAVA alimentar minha filha exclusivamente com leite materno até quando pudesse, mas pensando que minha mãe reclamaria eu acabei levando o bendito kit.

Chegou o Grande Dia! tudo correu bem na cirurgia e minha família quase esqueceu de mim no quarto para ficar paparicando e fotografando minha filha no berçário! 

Quando trouxeram minha filha para o meu apartamento (sim, apartamento! você vai querer muita privacidade na ora de receber o bebê e de receber cuidados - caso faça cesariana) umas 3 horas depois do nascimento a enfermeira veio "me ajudar" com a primeira mamada. Essa criatura apertou, massageou, apertou, espremeu (como roupa lavada...) depois de quase arrancar meu peito fora ela se deu por satisfeita quando apareceu 2 gotinhas de leite no bico do peito! Daí a enfermeira disse triunfante: "tá vendo? você têm leite, já pode amamentar!

Eu tava com os olhos cheios de lágrimas, mas não era emoção, era de dor! dai veio minha filha e sugou...a pegada foi perfeita e a enfermeira assassina de peitos foi embora. A minha filha passou os próximos quatro dias atracada nos meus peitos...de um lado pra outro...de um lado pra outro. apesar disso a menina não me deixava descansar, chorava sempre que colocávamos ela no berço e piorava tudo durante a noite.


Minha mãe dizendo todo tempo que a menina estava com fome. Eu insistindo que não afinal ela passava todo tempo mamando, como poderia estar com fome. Quanta inocência! A verdade era que eu tinha pouco leite. Cheguei a levar Gabrielle de volta para a maternidade no quarto dia para consultar um pediatra, porque a menina tinha perdido bastante peso e estava ficando molinha, nem tinha força para chorar!
Fiquei desnorteada quando a médica me disse: "Mãe, essa menina têm é fome!" Ela então me explicou como fazer o leitinho para Gabrielle e o kit encontrou uso bem antes do que eu esperava. Minha mãe tava com razão.


Passada toda essa fase inicial ganhei alguma experiência com mamadeiras. Já usei vários tipos de bicos e mamadeiras. Vou usar essa experiência acumulada para trazer orientações práticas de como escolher e lidar com as mamadeiras.

Dica 1 - Compre mamadeiras, antes do nascimento, só por precaução. Digo mais, tenha uma latinha de leite específico para recém-nascido e mamadeiras prontas para quando o bebê chegar.

Dica 2 - NÃO ESCALDE AS MAMADEIRAS SE ELAS FOREM DE PLÁSTICO!!!!!!!! Não sei se você que esta lendo esse post sabe mais saiu uma reportagem no fantástico falando a respeito. Os americanos concluíram que o plástico desprende uma grande quantidade de uma substância cancerígena quando é exposto a altas temperaturas. Eu pesquisei na internet e realmente não devemos usar nada de plástico em contato com comida, principalmente se o plástico for aquecido. Portanto, não escalde mamadeiras, não coloque água quente dentro delas! (você pode optar por mamadeiras de vidro se realmente quiser escaldá-las)

Dica 3 - Essa dica é uma complementação da dica anterior. Você deve estar se dizendo "mas as instruções de uso da mamadeira diz para escaldar" ou "mas como vou limpar a mamadeira se não posso escaldá-la?". A resposta é mais simples do que você possa imaginar. Lave as mamadeiras, bicos, (chupetas, mordedores, etc, etc) com água e detergente de pratos! Deixe eles bem limpos, sem resíduos de alimento pois o leite estraga muito rápido e qualquer resíduo pode estragar o leite da próxima mamada do bebê. Por incrível que pareça, a lavagem é mais efetiva e prejudica menos o seu bebê, afinal não queremos ter casos de câncer, principalmente com nosso ente mais querido!

Dica 4 - Varie os tipos de bicos da mamadeira de seu filho. Eu comecei comprando mamadeiras com bico convencional, depois comprei mamadeiras com bico ortodôntico, mas minha filha não se adaptou aos bicos ortodônticos, que por sinal são mais caros. Dai eu passei a usar somente bico convencional até que ela ficou maior. Agora passei a usar mamadeiras maiores e optei por bico gigante (um tipo que se encaixa em mamadeiras com abertura bem mais larga) e ela adorou! O bico gigante lembra mais o seio e além disso é mais fácil colocar a água e o pó do leite porque a abertura é bem mais larga evitando sujeira pela cozinha. Essa dica é especialmente útil depois de acordar 2 ou 3 vezes para alimentar o bebê durante a noite....seus reflexos estarão terríveis e o risco de errar a "mira" na hora de fazer a mamadeira diminui.

Dica 5 - O mais importante a dizer é AMAMENTE! Mesmo que você produza pouco leite mesmo que sejam somente gotinhas. Tenho certeza que o leite da mãe é a melhor alimentação para o bebê. Além disso tem o fator emocional. Amamentar é uma das melhores maneiras de fazer carinho. A mãe abraça e coloca o bebê bem juntinho, ele fica quentinho e massageia o peito da mãe. Tem coisa mais linda? Na minha opinião não!


Depois falaremos mais

Comentários

  1. Huahauahau... desculpa lala mas me acabei de rir com a história da enfermeira assassina de peitos!

    xero

    ResponderExcluir
  2. Não desisti não lala... comecei um cursinho este ano, e ´´e um projeto p longo prazo... sem pressa, no meu ritmo.

    Mas te confesso q ando com dúvidas a respeito... depois dos 30 não tenho mais ctza de nada. bjo

    ResponderExcluir
  3. procurando sobre escaldar mamadeiras achei seu blog e
    ADOREI..
    tbm tive problemas na amamentação e meu marido correu comprar um kit mamadeira :D
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário